segunda-feira, outubro 18, 2010

O dossel sagrado - Peter Berg




BERGER, Peter. O dossel sagrado, Cap l. São Paulo: Paulinas, 1985.


Peter Berg compartilha da visão de Marx que o homem faz a sociedade, mas no seu pensamento se encontram reunidos também Durkheim e Weber.
Religião em Berg é o modo de conhecer o mundo e situar-se nele. É uma realidade produzida pelo homem. O mundo só é humano porque é significativo, mas significado produzido. A religião é o “intento audacioso de conceber o universo como humanamente significativo”. Ela cumpre uma tarefa alienadora porque oculta ao homem o fato que é ele que constrói o mundo. Berg ocupa-se então em trabalhar a relação entre religião humana e construção humana deste mundo.
O homem produz a sociedade e esta o produz. O autor trabalha essa relação com os seguintes conceitos: exteriorização que é a continua efusão do ser humano sobre o mundo; objetivação é a conquista por parte dos produtos dessa atividade; interiorização que é a re-apropriação dessa mesma realidade.
Aponta a diferencia entre o animal humano, dito inacabado, e o animal completo determinado por seus instintos. O mundo humano é aberto, deve ser modelado pela própria atividade do homem. O homem precisa construir um mundo para si, essa construção é a cultura, a totalidade dos produtos do homem. Essa construção do mundo se dá coletivamente. O homem é um ser social. O homem produz valores e verifica que se sente culpado quando os transgride. Cria instituições e estas o oprimem. Essa é a liberdade da objetividade.
O êxito da socialização depende do estabelecimento de uma simetria entre o mundo objetivo da sociedade e o mundo subjetivo do individuo. É impossível ser humano fora da sociedade. O individuo é socializado para ser uma determinada pessoa e habitar um determinado mundo. A socialização é continua no decorrer da existência do individuo.
A formação do individuo é dialética, ele não absolve passivamente o mundo social, mas se apropria ativamente por ele. E continua como co-produtor desde mesmo mundo social e de si mesmo.
O homem a quem é negado mecanismos ordenadores biológicos é obrigado a impor a sua própria ordem à experiência. O individuo dá sentido à sua biografia ao se apropriar do nomos (natureza das coisas) objetivo da sociedade, interiorizando-o.
Viver num mundo social é viver uma vida ordenada e significativa. A sociedade é guardiã da ordem e do sentido objetivo (instituição) e subjetivo (consciência individual). Por isso a separação do mundo social (anomia) é séria ameaça ao individuo. O nomos social é um escudo contra o terror. As situações marginais da existência humana revelam a inata precariedade de todos os mundos sociais. Neurose, psicose e morte.
O mundo social se esforça para ser óbvio. Negá-lo pode ser loucura ou negação do próprio ser.
Quando o nomos tem fontes mais poderosas que os esforços históricos do ser humano, se referem ao cosmos, aqui entra a religião em pauta. A religião é o empreendimento humano pelo qual se estabelece um cosmo sagrado. É a cosmificação feita de maneira sagrada. O sagrado é apreendido como algo que “salta para fora” das rotinas do dia a dia. O profano é o oposto; o comum. Secularização é conceber algo como puramente profano.
O sagrado tem origem em oposição ao caos, de onde emerge e continua a enfrentá-lo. O cosmo sagrado que inclui e exclui o homem fornece o escudo supremo do homem contra o terror da anomia. O cosmo sagrado é a apoteose da construção nômica. A religião constitui-se uma parte estratégica na construção do mundo humano; é o ponto máximo de auto-exteriorização pela infusão de seus próprios sentidos sobre a realidade. A religião é então, como já citado, a “ousada tentativa de conceber o universo inteiro como humanamente significativo.”


Ricardo F. Silva
Livre, preso, pleno, em Cristo

2 comentários:

Leandrinho disse...

glória a Deus...continue firme em Cristo.muito boa sua síntese do livro.

Anônimo disse...

karaoqmag http://www.polosralphlaurenuksale.net azleskiea [url=http://www.polosralphlaurenuksale.net]polo ralph lauren sales[/url] kebwausyr
yjsqnwdhe http://www.gafasraybanwayfarerbaratas.com zfopqbhcu [url=http://www.gafasraybanwayfarerbaratas.com]gafas polarizadas ray ban[/url] swnbdiwih
dthwyteth http://www.christianlouboutinfemmes.com omtdoxrmc [url=http://www.christianlouboutinfemmes.com]christian louboutin chaussures[/url] vfgnlnkif
fajqpswnk http://www.christianlouboutinshoesforsale.net dwsjjqjxj [url=http://www.christianlouboutinshoesforsale.net]wholesale christian louboutin shoes[/url] kzgwmlcuy
gdlnmfzbh http://www.poloralphlaurenonsaleuk.net hcoejkawf [url=http://www.poloralphlaurenonsaleuk.net]big pony polo ralph lauren[/url] gumstniep