segunda-feira, outubro 08, 2007


Lago Walden

"Fui para os bosques porque pretendia viver deliberadamente, defrontar-me apenas com os fatos essenciais da vida, e ver se podia aprender o que tinha a me ensinar, em vez de descobrir à hora da morte que não tinha vivido."
Walden ou a Vida nos Bosques- Henry David Thoreau
parte 2

Sobre a moda:
"Reis e rainhas que usam traje apenas uma vez, feito sob medida pelo alfaiate ou costureiro de Sua Majestade, desconhecem o conforto de continuar vestindo uma roupa que se assenta bem, e nessa condição se equiparam a cabides de madeira em que se penduram roupas limpas...

...Homem algum caiu no meu conceito por ter um remendo na roupa, mesmo assim tenho certeza de que comumente há maior preocupação em estar na moda, com roupas limpas e sem remendos do que em ter a consciencia tranquila.

...tudo porque ele se deixa levar não pelo que é respeitável, mas pelo que é respeitado (falando sobre a imagem, a aparência). Eis porque conhecemos poucos homens e uma infinidade de paletós e calças."

excertos das paginas 28 e 29.

Casa ou moradia do homem:

"Uma grande distância medeia entre a casa e o campo. Seria ótimo, quem sabe, se pudéssemos passar um pouco mais dos dias e das noites sem nenhum obstáculo entre nós e os corpos celestes, se o poeta não falasse tanto à sombra de um telhado ou o santo não morasse entre quatro paredes por tanto tempo. As aves não cantam dentro das grutas, nem as pombas cuidam de sua inocência nos pombais."
pagina 33

"Concedo que a maioria das pessoas é capaz de comprar ou alugar uma casa moderna dotada de todo conforto. Ao passo que a civilização vem melhorando nossas casas, não vem aperfeiçoando na mesma medida os homens que vão habitá-las. Tem criado palácios, mas criar nobres e reis não tem sido fácil."
pagina 37

"Muitas pessoas parece que nunca pensaram o que é uma casa, e sem necessidade vivem pobremente a vida inteira, supondo que se obrigam ter uma casa como a de seus vizinhos."
pagina 38

...
..
.


Sequer consigo argumentar qualquer coisa a respeito sem estragar a simplicidade da verdade esmagadora contida nesses trechos. Apenas leio e re-leio. Me aquieto e aprendo.

continua...

Um comentário:

Orelha ® disse...

Triste verdadeiro e franco naum conhecia este autor, Obrigado pela dica de leitura, não que seu post seja uma simples dica de leitura os "tolos" notarão que não é.

Lembre-se mesmo que não ajam comentarios sempre haverá alguem lendo ^^