segunda-feira, outubro 08, 2007


WALDEN ou a vida nos bosques- Henry D. Thoreau
Parte 1


"Desde a sua publicação, em 1854, Walden ou a Vida nos Bosques se converteu numa bíblia secreta, lida e amada no mundo inteiro. Sem este livro planetário, que une poesia, ciência e profecia, não teria havido Gandhi, o movimento ecológico e a rebelião mundial da juventude. A vida nas grandes cidades depende da vida nos bosques- assim, Walden levou a geração dos hipiies a redescobrir a terra e a natureza, as árvores e os rios, os bichos e as estrelas. Estimulou e justificou a desobediência civil contra o Estado guerreiro e tributário. Ensinou o homem a ser solidário mesmo na solidão, identificando seu semelhante- o outro ao mesmo igual e diferente- e a comungar com o universo.
A salvação do mundo e dos povos passa pela salvação do individuo, pelo respeito a liberdade individual e aos direitos à diferença e à diversidade- eis a lição suprema deste livro belíssimo e sábio que, dotado de uma juventude perpétua, nos ensina a amar a vida. Pelo seu dom de fazer florir e frutificar o coração do homem, esta obra é uma semente. "

De minha parte, sua leitura tem me proporcionado grandes insights e descobertas a cada página. Embora escrito a mais de um século, seu conteúdo se mostra relevante e atual. Sua descrição poética da natureza encanta e desperta: a vida é simples.

No capitulo 1: economia.

discursa sobre o trabalho:
"Por simples ignorância e equívoco, muita gente, mesmo nesse país relativamente livre, se deixa absorver por preocupações artificiais e tarefas superfluamente ásperas, que não pode colher os frutos mais saborosos da vida. A excessiva lida torna-lhes os dedos demasiado trêmulos e desajeitados para isso. Na realidade, o trabalhador não dispôe de lazer para uma genuina integridade dia a dia, nem se pode permitir a manutenção de relações mais humanas com outros homens, pois seu trabalho seria depreciado no mercado. Não há condições para que seja outra coisa senão uma máquina. Como pode ele ter em mente a sua ignorância- atitude indispensável ao crescimento interior- quando tem de usar seus conhecimentos com tanta frequência? Às vezes, antes de julgá-lo, deveríamos dar-lhe roupa e comida, além de chamá-lo para beber conosco."

alguém aceita uma bebida?! rs
abraço.
continua...

Nenhum comentário: