terça-feira, outubro 23, 2007


"Fui para os bosques porque pretendia viver deliberadamente, defrontar-me apenas com os fatos essenciais da vida, e ver se podia aprender o que tinha a me ensinar, em vez de descobrir à hora da morte que não tinha vivido."
Walden ou a Vida nos Bosques- Henry David Thoreau
parte 5


Sobre o bem e o mal:


"Não há cheiro pior que o que emana da bondade corrompida. (...) se eu soubesse com toda certeza que um sujeito vinha em direção de minha casa no firme propósito de me fazer o bem, correria em disparada... (...) correria de puro medo de que conseguisse me fazer algum bem, de que esse vírus se misturasse ao meu sangue. Não, neste caso prefiro sofrer o mal espontaneamente."

"Em cada mil pessoas podando os galhos do mal há uma tentando arrancá-lo pela raiz, e é bem possível que aquele, que dedica a maior parte de seu tempo e dinheiro socorrendo os necessitados, esteja contribuindo com seu modo de vida para gerar a mesma miséria que se esforça em vão pra aliviar."


"A bondade do homem não deve ser um ato avulso e transitório, mas um transbordamento constante que não lhe custe nada e do qual esteja inconsciente. (...)Deveríamos transmitir nossa coragem e não nosso desespero, nossa saúde e bem estar, e não nossa doença, e acautelar-nos para que esta não se espalhe por contágio."

"Não vos limiteis a ser provedores de pobres, mas tentai tornar-vos as próprias riquezas do mundo."
entre as paginas 66 e 69

com esses excertos finda o extenso capítulo 1: economia.
recomendo a todos a leitura do livro integralmente!
que cada um com sua percepção colha frutos diferentes daqueles que colhi, e se deliciem na profundidade desse tratado sobre a natureza e a vida...

abraços!
continua...

Nenhum comentário: