terça-feira, outubro 16, 2007


Casa construida por Thoreau nos bosques de Concord

"Antes que o inverno chegasse construí a chaminé e recobri as laterais da casa, já impermeáveis à chuva..."
Walden ou a Vida nos Bosques- Henry David Thoreau
parte 4


Sobre o belo:
"Antes de podermos adornar nossas casas com belos objetos as paredes devem estar nuas, nossas vidas devem estar despojadas, deve haver a base de uma boa administração doméstica e de uma vida harmoniosa. Todavia, o gosto pelo belo cultiva-se mais ao ar livre, onde não há casa nem caseiro."

pag 40

Sobre a construção da sua casa:
"Eram agradáveis dias de primavera, o inverno do descontentamento humano derretendo-se junto com a terra, e a vida que tinha jazido letárgica começava a se espreguiçar."
pag 42

"Mas dadas as circunstâncias, julguei que aumentava o valor da terra me estabelecendo nela."
pag 59

Sobre monumentos:
"Muita gente se preocupa com os monumentos do Ocidente e do Oriente, quer saber quem os construiu. De minha parte, gostaria de saber quem nesta época deixou de construí-los, quem estava acima de tais ninharias."
pag 55

Sobre a alimentação:
"E dizei-me que mais pode desejar um sujeito razoável, em tempos de paz e dias comuns, que um bom número de espigas de milho verde cozidas a que se acrescentou uma pitada de sal? (...) contudo os homens chegaram a tal ponto que amiúde morrem de fome, não por falta do necessário, mas por falta do supérfluo."
pag 57

Sobre bens:
"Nos dias atuais ultrapassaria as forças de um homem com saúde apanhar sua cama e sair andando, e eu certamente aconselharia a um doente que a deixasse no chão e corresse. Quando encontrei um imigrante cambaleando com uma trouxa que reunia seus pertences- parecendo até um enorme bócio que lhe tivesse crescido na nuca- tive compaixão dele, não porque a trouxa fosse tudo que possuía, mas porque possuía tudo aquilo pra carregar."
pag 61

Sobre o comércio:
"Mas aprendi então que o comércio amaldiçoa todas as coisas que toca; e ainda que negocieis mensagens celestes, a maldição inteira do comércio acompanha a transação."
pag 63

Sobre seu modo de vida:
"Não gostaria que alguém adotasse meu modo de vida por motivo nenhum; pode ocorrer que antes que o aprenda, eu já tenha descoberto outro pra mim, e além disso desejo que haja no mundo tanto quanto possível pessoas diferentes. Gostaria, sim, que cada um se empenhasse em descobrir e seguir seu próprio caminho, em vez do trilhado por seu pai, sua mãe ou seu vizinho. Que o jovem construa, plante ou viaje, contando que não seja impedido de fazer aquilo que, segundo ele, gostaria de fazer."
pag 64

excertos do Capitulo 1- Economia


continua...



3 comentários:

Anônimo disse...

Everything is ѵery opеn wіth a verу
clеаr dеscriрtion of thе
challenges. It wаs ԁefіnitely іnfoгmatіνe.

Your site is еxtгemely helpful. Thank you fοr
shaгіng!

my pagе :: resources

Anônimo disse...

Its lіkе you read my mind! Үou ѕеem tо know а lot about this, like you wгote the book in it or something.
I think thаt уou can do with a few pics to
drivе the message home a bit, but іnsteаԁ οf that, this іѕ
fantaѕtic blog. A greаt reaԁ. I will ԁefinitelу
be bаcκ.

Ηеre is my ωeb page - insnw.co.kr

Anônimo disse...

Hello mates, how is the whole thing, and what you ԁeѕire to ѕay regaгding thіs article, in my view іts genuinely аwesome in ѕupport оf mе.


Takе a look at my web-ѕite: Sosyal.digiordu.com